sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Em torno dos riscos e desafios da net...




E assim aconteceram duas sessões em torno dos riscos e desafios da Internet ...

À tarde os alunos, algumas horas depois foi a vez dos mais crescidinhos virem à escola, ou seja, os Encarregados de Educação. Todos tiveram oportunidade de ouvir as informações partilhadas pelo Dr. Luís Ribeiro (DRELVT) e o Dr. João Torres (DGIDC). Com uma linguagem clara e sempre disponíveis para responder a dúvidas, alertaram-nos para algumas questões, sublinhando, no entanto que, se usada de uma forma responsável, a Internet epresenta, sem margem para dúvida, uma janela para o mundo.

Os alunos participantes (o delegado e o sub-delegado) ficaram responsáveis por partilhar ao resto da turma aquilo que ouviram.

Da nossa parte, agradecemos a colaboração dos oradores convidados e deixamos aqui a divulgação do sítio da segura.net onde podem encontrar muitas informações úteis e aprender de uma forma lúdica.

Em ambas as sessões foi exibido um vídeo intitulado "Toda a gente conhece a Sara" (cujo visinamento recomendamos).

Para aqueles que não poderam estar presentes, publicamos a brochura que entregámos aos Encarregados de Educação.

Brochura EE Net

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

"A maior flor do mundo" esteve no Centro de Recursos!
















E floriu!!! Pois é, pela segunda vez contámos com a visita do Sérgio Letria, que consideramos já como um amigo da casa. Traz-nos boa disposição, simpatia e o irresistível convite à leitura! Pertence ao Serviço Educativo da Fundação José Saramago e veio dinamizar sessões para 3 turmas de 5.º ano a propósito da obra "A maior flor do mundo", escrita por aquele autor. De uma forma bem divertida (iniciando por um jogo), conduz-nos até ao livro, culminando a sessão com o visionamento da bonita curta-metragem (diversas vezes premiada) que consiste numa adaptação da obra.

Quem quiser ler o livro ou ver o filme pode fazê-lo no Centro de Recursos (à tarde o livro foi requisitado por uma aluna que assistiu à sessão), mas também podem aceder ao filme no blogue dedicado a este ateliê.

"Quem sabe se um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?..."
A maior flor do mundo, José Saramago

Tal como o escritor, o Sérgio lançou o desafio a todos os alunos de, inspirados pela história, criarem um novo texto, uma ilustração, fotografia, enfim, o que a criatividade lhes oferecer... Ficamos à espera. Obrigada, Sérgio!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Aliás, ler pode ser bem divertido!


NÃO SOA, NÃO!
Não sou anão!

RIACHO LINDÍSSIMO!
Ri, acho lindíssimo!

A BELA JOVEM AMAVA.
Abel a jovem amava.

Podem ler estes e outro tracadilhos divertídíssimos no livro Aliás voltas sempre, de Ana Goês. Encontram-no em destaque no balcão de atendimento. À vossa espera para umas boas gargalhadas!

"Ao longo de 1000 frases homófonas, a autora brinca com a Língua Portuguesa fazendo com ela jogos de fonética e sintaxe, num prodigioso equilíbrio de criatividade, rigor, sabedoria e naivité." in www.wook.pt

domingo, 17 de janeiro de 2010

Actroids



A encarnação de L'Eve Future de Villiers de l'Isle-Adam ou Olympia do conto O Homem de Areia de E.T.A. Hoffman. Construídos pela Kokoro, uma empresa japonesa de robótica subsidiária da Sanrio, são actualmente os andróides mais realistas disponíveis no mercado. 46 servomotores, aspecto estranhamente real e uma gama de comportamentos programados criam um elevado nível de interacção. Encarnação pura da teoria do Uncanny Valley, que postula uma curva em sino descendente em que o cruzamento do nível de familiaridade com o realismo de um objecto artificial que simula o vivo vai de um fascínio ao ponto de repulsa.

Quando nos parece tão real como o real esperamos uma série de pistas inconscientes que não estão lá, causando uma sensação de estranheza e repulsão. Um investigador japonês nesta área conta que quando a sua equipa criou um andróide modelado numa criança a sua filha pequena tinha medo de entrar no laboratório. Parece haver um limite intrínseco entre a nossa procurar pelo realismo e a sensação de real que o artificial nos dá. Por outro lado, as sensações de estranheza/fascínio criadas por novas tecnologias têm tendência a esbater-se com as gerações seguintes de pessoas que já nasceram e cresceram rodeadas dessas tecnologias. Foi assim com a imprensa, com a rádio, com a televisão e está a acontecer com a internet, isto pensando em tecnologias ligadas aos media. O que implicará sentir o humano para uma geração futura que cresça familiarizada com máquinas que simulam quase na perfeição o orgânico?

(Mais coisas sobre robótica nipónica aqui: Loving The Machine.)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Serviço de mesa... virtual!


Os nossos "vizinhos", a turma do Curso de Educação e Formação de Serviço de mesa (têm aulas na sala ao lado do Centro de Recursos), lançaram-se no mundo virtual. Não podíamos deixar de felicitá-los e divulgar aqui o seu endereço. Agora é continuar a "alimentar" o blogue... e servir à mesa!
P.S. Parabéns pela escolha do logótipo.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Presente para a Biblioteca...


Recordam-se do presente que nos foi oferecido pelas turmas do 6.ºA e 6.º B, elaborado em Educação Visual e Tecnológica?


Cá está o conteúdo, inúmeros marcadores (a foto mostra alguns) realizados pelos alunos.São muito bonitos! O Centro de Recursos agradece e vamos guardá-los para distribuir como prémios.

O vosso gesto "marcou-nos"... :)


domingo, 10 de janeiro de 2010

Introdução ao PowerPoint



Conceitos elementares do PowerPoint, para os alunos de 5º ano.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Introdução ao Word



Uma pequena introdução aos conceitos elementares do processamento de texto, destinada aos alunos de 5º ano.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

E o prémio vai para...


A Rita Rodrigues, do 5.º ano, foi a feliz contemplada com o cabaz de Natal. Parabéns!

Tal como havíamos prometido, procedemos ao sorteio no "Dia de Reis". Contámos com 122 participações, na sua maioria de alunos, mas também houve professores e funcionários. Para os que não se recordam, na última semana do primeiro período, por cada requisição, os utilizadores tinham direito a um cupão que os habilitava ao sorteio. O cesto estava recheado com livros, um DVD e outros brindes.

Uma coisa é certa, para o ano há mais... Natal!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Um presente para o Centro de Recursos

A professora Olga Pires, em conjunto com o 6.º A e o 6.º B, preparou um presente de Natal para o Centro de Recursos. Encontram-no em exposição no balcão de atendimento e , como manda a tradição no país vizinho, vamos abri-lo no Dia de Reis (quarta-feira). Até lá, agradecemos às referidas turmas e professora e ficamos na expectativa... :)